➝ Conheça alguns cases sociais!


Com o intuito de dar maior visibilidade aos projetos, voltados ao meio social, e com isso também poder inspirar a criação de outros em nosso meio acadêmico traremos alguns casos de sucesso que impactam pessoas, unem comunidades e os fortalecem.

Revolução dos Baldinhos

Após uma infestação de ratos na Chico Mendes, que ocasionou a morte de algumas pessoas, por leptospirose, da comunidade e gerou grande revolta e sofrimento por parte de todos que vivenciavam o acúmulo de resíduos orgânicos espalhados pelas ruas de seu bairro, onde todos estavam expostos á insalubridade e desassistidos pelas políticas públicas.

Lideres comunitários, moradores, pais e mães se reuniram para tentar achar uma solução para esse grande problema.
→ Saiba mais


Banco de Palmas

O banco Palmas criou uma moeda social para gerar renda e estimular a compra nos comércios locais, com o intuito de reter e fazer o dinheiro circular na comunidade. Com o intuito de geração de trabalho e renda na localidade, tem base na solidariedade, com isso a riqueza permanece no local e ao invés de escoar ela tende a crescer e se multiplicar, criando e fortalecendo uma rede de consumidores e produtores locais.
→ Saiba mais


Banco Comunitário ICOM

Como uma de suas várias estratégias em proteger a população e pensar em formas de sustento para comunidades em situação vulnerabilidade social o Instituto Comunitário (ICOM)  com o objetivo de garantir acesso a alimentos, produtos de higiene e de limpeza a pessoas em situação de vulnerabilidade na Grande Florianópolis durante a crise provocada pelo coronavírus criou o banco social em uma comunidade da grande Florianópolis na qual circula a moeda social na mão dos moradores que podem comprar do comércio local, gerando uma rede de apoio entre eles.
Saiba mais


Café Apuí Agroflorestal

O café Apuí se originou na região ao sul do Amazonas, cujo local, na época, era o 8° no ranking de desmatamento no Brasil, buscando melhorar esse cenário e propiciar uma melhor qualidade de vida aos agricultores locais, o IDESAM e a comunidade se uniram e criaram o Café Apuí agroflorestal. Garantindo um manejo sustentável da terra, auxiliando no desenvolvimento florestal e o sustento das famílias. O projeto tem como missão fortalecer a cadeia produtiva do café agroecológico em no município como alternativa sustentável de geração de renda para conter o desmatamento na região.
→ Saiba mais


Be My Eyes

A Be My Eyes vem com a proposta de solucionar alguns desafios cotidianos dos deficientes visuais e inova na forma com que propõe essa solução. Através de uma plataforma digital, une deficientes visuais e voluntários em videochamadas para que possam ser auxiliados em suas atividades rotineiras como a verificação da data de validade de produtos, por exemplo.
De forma inovadora a Be my Eyes transforma a realidade de muitas pessoas pelo mundo!
→ Saiba mais


Toti Brasil

A Toti é uma plataforma de ensino que forma refugiados e imigrantes através de um curso preparado para atender as demandas das empresas. Buscam proporcionar a formação em desenvolvimento web gratuito para pessoas refugiadas e imigrantes, com foco na empregabilidade e conteúdos totalmente voltados para o mercado de trabalho brasileiro. Formam desenvolvedores para as demandas técnicas e comportamentais do mercado de tecnologia, inspirando a diversidade para solucionar desafios da empresa.
Saiba mais


Cidades Invisíveis

O Projeto Cidades Invisíveis atua desde 2012 como uma organização que desenvolve ações de impacto social e visa mudar a realidade de vida de milhares de pessoas que vivem em comunidades vulneráveis e em situações de risco. Resolve problemas sociais de forma criativa e a partir de inovação social, gerando oportunidades para que as pessoas consigam crescer com independência e autonomia. Para isso, trabalha com 4 diferentes formas de captação de recursos: 1) Moda com propósito; 2) Programa Sócio Voluntário; 3) Programa Empresa Voluntária e; 4) Instituto Cidades Invisíveis.
Saiba mais


The Ocean Cleanup

A Ocean Cleanup é uma organização sem fins lucrativos que está desenvolvendo e ampliando tecnologias para livrar os oceanos do mundo do plástico. O objetivo é sair do mercado apenas quando os oceanos estiverem limpos. A organização foi fundada em pelo holandês Boyan Slat e a equipe da Ocean Cleanup consiste em 120 engenheiros, pesquisadores, cientistas, modeladores computacionais e funções de apoio, trabalhando diariamente para livrar os oceanos do mundo do plástico.                                                                                                                   → Saiba mais